Brasília (DF) – Em Convenção Nacional histórica, realizada em Brasília nesta terça-feira (7) pela manhã, a Executiva do PRB aprovou a mudança do nome do partido para Republicanos e os novos manifesto, programa e estatuto que consolidam sua posição conservadora nos costumes e liberal na economia. A reunião foi conduzida pelo deputado federal Marcos Pereira, reeleito presidente nacional do partido para mais um mandato de quatro anos (2019-2023)
O novo posicionamento foi construído sob a liderança de Marcos Pereira, desde setembro de 2017, quando foi formado um grupo que passou a discutir o cenário nacional e as mudanças no partido. O texto final foi consolidado em abril deste ano e aprovado pela Executiva Nacional nesta manhã.
“O objetivo é claro: precisamos nos conectar com a sociedade por meio das ideias, propostas, e para criar essa identificação partidária que faz falta na política brasileira”, explicou o presidente. “Não temos a falsa expectativa de agradar a todos, mas seremos uma opção concreta para aqueles que comungam com nossos princípios”, disse Marcos Pereira.
Em contraponto ao programa do PRB, fundado em 2005, a posição do Republicanos é mais clara na defesa do conservadorismo de costumes, da família tradicional, da liberdade econômica, da livre iniciativa e do desenvolvimento e adoção de novas tecnologias na transformação da sociedade.
“Embora conservadores, não fechamos os olhos para o que está acontecendo no mundo. Os avanços tecnológicos e a inovação são uma realidade que impacta diretamente a vida das pessoas. Essas mudanças precisam ser compreendidas inclusive como novas formas de trabalho”, resumiu Marcos Pereira.
Novo logotipo
O novo logotipo do Republicanos traz uma árvore frondosa cujo caule é uma criança do sexo feminino apontando para uma estrela de seis pontas, com as cores da bandeira do Brasil. Conheça os significados:
– a árvore representa uma forte conexão com a terra através da raiz;
– além dessa conexão, a árvore representa solidez, firmeza e potencial para frutificar;
– a criança como tronco é a esperança nas futuras gerações;
– o fato de a criança ser do sexo feminino faz um contraponto ao fato de o nome Republicanos ser masculino (equilíbrio de gênero) e pela mulher ser maioria no Brasil;
– embora a forte conexão com a raiz, com o conservadorismo, a criança aponta para o céu, para o futuro, para o desenvolvimento;
– a estrela de seis pontas é uma referência à origem do partido, que nasceu Partido Municipalista Renovador (PMR), antes de se tornar PRB, que tinha essa estrela no logotipo.
Novo jingle
Durante a solenidade, também foi lançado o novo jingle da sigla, de autoria e interpretação do republicano Ronaldo Martins, do Ceará. Família, idoso, juventude, tecnologia, renovação e próxima geração são as bandeiras da sigla, que com a proposta de mudança pretende intensificar ainda mais a luta por um Brasil melhor com a experiência adquirida ao longo dos 13 anos de história.
Texto e fotos: Agência PRB Nacional